ESCOLHA SEU IDIOMA AQUI

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Comece agora a reduzir, reutilizar e reciclar

Todos os dias é produzida uma enorme quantidade de lixo. E esse volume só tende a aumentar se nada for feito para reverter a situação. O primeiro passo para ajudar a conter o descarte descontrolado começa com R.
Com três, na verdade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A regra dos 3R's é simples e o intuito é diminuir o volume de lixo descartado e aumentar o tempo de vida útil dos aterros sanitários.
Se você acha que um papel de bala jogado na rua não fará a menor diferença, pense um pouco. O Brasil possui mais de 200 milhões de habitantes. Se cada um jogar 3 papeis de bala no chão, serão 600 milhões de papeizinhos entupindo bueiros. É pouco? Que tal 600 milhões de sacolas plásticas? Pare de culpar a natureza e os gestores públicos. Um pouco da responsabilidade é sua e é tão, mas tão fácil de evitar que os resíduos parem no lugar errado que não há desculpas para agir corretamente agora!
Primeiro passo
Você separa o lixo, mas não sabe onde colocá-lo? Essa realidade não é apenas sua. A coleta seletiva é um problema estrutural e, sem ela, a tão festejada reciclagem a não se concretiza. Apenas uma pequena parte dos municípios no país possuem algum sistema público de coleta. O jeito então é recorrer a outros meios, que não à prefeitura. Existe um número considerável de empresas que coletam resíduos, sem contar os catadores autônomos que passam de rua em rua, revirando as sacolas em busca de algo interessante para ser colocado nos carrinhos. 


Entenda melhor o seu lixo
Todo mundo sabe que demora muito tempo para uma garrafa ou uma sacolinha plástica se decompor. 
Então por que você continua comprando e comprando embalagens e as jogando no lixo junto com restos de alimento?

O vidro, por exemplo, não possui um tempo determinado para degradar. Apenas uma garrafa pode levar séculos para sumir de vez. Reciclando, há a economia de minérios como areia, calcário, feldspato e barrilha, utilizados na produção do vidro novo.

O Brasil é campeão de reciclagem de latinhas, Isso é alardeado todos os anos pela imprensa. Mas se não reciclássemos, as latas levariam de 200 a 500 anos para de decompor. Saiba que, para cada quilo de alumínio são poupados 5 quilos de bauxita (minério com que se produz o alumínio). Para se ter uma ideia, cada latinha reciclada economiza energia para manter uma televisão ligada continuamente por 3 horas. 

Mesmo tendo um tempo de vida curto (de 3 a 6 meses), todo mundo sabe que papel vem das árvores e que, se reciclado, ajuda a diminuir o corte de árvores. O que talvez você não tenha ideia é que uma tonelada de papel reciclado chega a economizar 20 mil litros de água e 1.200 litros de óleo combustível.

Os exemplos não teriam fim aqui, mas talvez continuem distante de você. Não precisa exercitar tanto a imaginação. Pense em quando compra um brinquedo de plástico, com peças de metal. Ele vem com sua embalagem, que muitas vezes foi montada na China. Normalmente é uma embalagem bonita, mas ainda vão embrulhar para presente e colocar em uma sacola. Mas você ainda não tem as pilhas, portanto o processo vai se repetir. E assim vai...
Quantas vezes você faz compras de qualquer tipo por mês? Quantas embalagens você adquire apenas para descartar? Multiplique por um ano... Agora, multiplique por 200 milhões.
Entendeu o problema?
Fonte:http://www.setorreciclagem.com.br/3rs/comece-agora-a-reduzir-reutilizar-e-reciclar#.U06f7fldUzJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário