ESCOLHA SEU IDIOMA AQUI

terça-feira, 25 de março de 2014

Aço, o material mais reciclado do mundo

Diferentemente dos outros tipos de resíduos, o aço não tem como destino aterros ou lixões.
A história explica.
O aço é um dos metais mais antigos da civilização humana e a sua reciclagem é igualmente remota. No império romano, os soldados encaminhavam os instrumentos de guerra deixados nas trincheiras para a produção de novos aparatos.
Mais recentemente, temos os ferros-velhos, que todo mundo conhece e lembra deles desde a infância. O ferro-velho e os sucateiros são responsáveis pelo recebimento e destinação correta do aço. Na outra ponta está a usina, que usa toda a sucata para fabricar aço novo.
Essa estrutura é tão organizada que não existe um setor dentro da siderurgia para a reciclagem do aço. Aço novo e usado se misturam em harmonia, em ligas cada vez mais poderosas e eficientes
Como ficou óbvio, aço é 100% reciclável. Sua sucata pode ser transformada infinitas vezes em um novo aço sem perda de qualidade. O metal pode ser fabricado a partir da combinação minério de ferro e carvão, aquecidos em alto-forno, ou por meio da reciclagem da sucata de aço, feita em forno elétrico.
O uso da sucata na fabricação de aço reduz os impactos ambientais. Na reciclagem, o consumo de energia elétrica chega a ser 80% menor. “Sendo o material reciclado quimicamente próximo dos materiais de seu ciclo comum, eles consomem menos energia e provocam um menor impacto ambiental”, relata José Antônio Costa Perez, doutor em Geociências e Meio Ambiente. 
O processo de reciclagem também ajuda na preservação dos recursos naturais, pois evita a extração de matéria-prima, o que reduz ainda as emissões de CO2.
Atualmente, o aço é o material mais reciclado do mundo, declara Cristina Yuan, do Instituto Aço Brasil. Contudo, não existem ações governamentais nesse sentido. A adoção de medidas de estímulo, como deduções fiscais e políticas para renovação da frota de veículos e para o descarte adequado de eletrodomésticos (usando os produtos velhos a base de troca por novos) seriam muito bem vindas.
Com informações da Revista do Aço.
FONTE:http://www.setorreciclagem.com.br/reciclagem-de-metal/aco-o-material-mais-reciclado-do-mundo#.UzGxmvldWis

quarta-feira, 12 de março de 2014

O que é gerenciamento integrado do lixo?

Trata-se do conjunto articulado de ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento que uma administração municipal desenvolve (com base em critérios sanitários, ambientais e econômicos) para coletar, segregar, tratar e dispor o lixo de sua cidade.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Isopor na construção civil

O isopor é formado por pérolas de espuma de EPS com diâmetros que variam de 1 a 8 mm aproximadamente. Todo isopor descartado poderá ser moído e reaproveitado com facilidade.
FONTE: http://www.setorreciclagem.com.br/reciclagem-de-isopor/isopor-na-construcao-civil#.UxoaFvldWis


Usando isopor com cimento, areia e água em proporções e numa sequência específica de mistura, pode-se obter concreto leve para uso na construção civil, desde que não haja exigência de resistência a grandes esforços.

Esse tipo de concreto pode ser usado com boa redução de peso em elementos das edificações. Além do baixo peso, suas qualidades isolantes ampliam sua utilização dando um grande passo a caminho da industrialização de componentes da construção civil.
O fato do EPS praticamente não absorver água e ter um acabamento homogêneo, possibilita o uso do concreto leve em outros elementos arquitetônicos e de paisagismo, abrindo inúmeras possibilidades de uso do concreto com isopor. Hoje a mais comum é na regularização de lajes, que em alguns casos, pela espessura necessária, não poderia ser feito com outro material.
Para quem tem fácil acesso ao isopor descartado, o "concreto leve", além de versátil, é economicamente vantajoso.
Prefeituras que contam com coleta seletiva de lixo podem utilizar o EPS moído na produção de concreto leve para calçadas, quadras esportivas, bancos de jardim, vasos, balaústres, casas pré-fabricadas, enfim, quase tudo que se faz com concreto, exceto estruturas.